segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Projeto Pedagogico interdisciplinar


PROJETO AULA DE CAMPO



PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR
VIAJANDO E APRENDENDO



DISCIPLINAS: HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTES E CULTURA DO RN, LINGUA PORTUGUESA.
PERÍODO: Agosto de 2012.
PÚBLICO ALVO: Alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Luís Carlos.
PROFESSORES: Thais Patrícia, Elizabete Pimentel, Marineide Moura.


APRESENTAÇÃO


Os valores culturais de um povo não incluem apenas prédios e obras artísticas, mas crenças, tradições, práticas culinárias e culturais. São patrimônios que foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas e por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. Redescobrir marcas culturais, tomar conhecimento de sua história, bem como da necessidade de uma política pública de conservação desse patrimônio, também fazem parte do exercício da cidadania. Nesse aspecto, é comum acharmos que o Patrimônio Histórico e Cultural de uma cidade é encontrado apenas dentro das paredes de um museu, mas como se sabe, um povo sem memória é um povo sem história. A proposta deste projeto é resgatar essa cultura, esses valores e garantir as tradições às novas gerações.


JUSTIFICATIVA


O projeto "Aula de Campo - Viajando e Aprendendo” apresenta reflexões amplas e contextualizadas sobre diversos lugares do espaço geográfico, desenvolvendo um conjunto de conhecimentos sobre as sociedades e os lugares, contribuindo para que os alunos se conscientizem das riquezas culturais do seu espaço de vivência. Esse projeto favorece a identificação, valorização e preservação do passado cultural de um povo, a partir do conhecimento de leis de proteção e restauração de suas características originais. Promover o conhecimento por meio de uma atividade turística, saindo do ambiente tradicional da sala de aula é o elemento motivador que traz encanto à educação de jovens neste mundo contemporâneo.


OBJETIVO GERAL


Investigar a história e conhecer toda realidade social, política, econômica e cultural da cidade de Carnaúba dos Dantas, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó, microrregião do Seridó Oriental, mesorregião Central Potiguar.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Analisar os aspectos sociais, geográficos, econômicos e culturais da área visitada;
  • Perceber a importância do Patrimônio Cultural da cidade;
  • Analisar as características das paisagens e clima;
  • Conhecer o Patrimônio Histórico da cidade de Carnaúba dos Dantas;
  • Perceber os principais problemas enfrentados pelo turista local;
  • Analisar a importância da preservação da área detentora de pinturas rupestres;
  • Documentar fatos importantes para a produção e apresentação de seminários na escola.


ROTEIRO (ver anexo com Horários)


DATA:    _____.08.2012





RESULTADOS ESPERADOS


Maior conhecimento e vivência da história geográfica e cultural do Estado do Rio Grande do Norte; Aprendizagem significativa dos pontos turísticos que formam o patrimônio cultural do nosso povo.








AUTORIZAÇÃO











Autorizo (a)aluno(a)_____________________________________________________ a participar de uma aula de campo à cidade de CARNAUBA DOS DANTAS-Rn, com a EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LUIS CARLOS, que será realizada no dia 26/08/2012. O custo do passeio será de R$ 20,00 pela visita e almoço.


 A aula tem como objetivo aproximar os alunos ao gosto pelo conhecimento das disciplinas (HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTES E LÍNGUA PORTUGUESA) fora da sala de aula.





OBS.: Esta autorização deverá ser assinada e entregue até o dia 04.08.2012


Responsável: Profª. Thais Patrícia de Sousa.








___________________________________________________


Ass. do Responsável









































Castelo Di Bivar

De propriedade particular de José Ronilson Dantas, foi construído por volta de 1984, próximo ao Rio Carnaúba, em uma colina às margens da RN-288. Trata-se da construção inacabada de um castelo erguido em pedras, com muros e muretas e cinco torres de formas arredondadas em estilo medieval. O proprietário pretende transformar o Castelo em um templo espiritual de meditação. A origem do nome Bivar deve-se ao fato do proprietário ser atraído pelo estilo medieval, após ter assistido ao filme “El Cid”, que relata a vida de uma família nobre espanhola que residia em um castelo de nome “Bivar”.

Monte do Galo

Inaugurado em 25 de outubro de 1927, é o principal ponto turístico religioso do Rio Grande do Norte. O Cruzeiro do Monte do Galo tem uma altura média de 155 metros. Foi idealizado por Pedro Alberto Dantas e a Família Alberto. A origem do Monte do Galo está relacionada a outra das inúmeras lendas que povoam a localidade: diz-se que os antepassados ouviram um galo cantar no alto do Monte, onde está localizado o Cruzeiro. Logo em seguida, pulou uma cabra do cume do Serrote, que estava há uma semana sem comer, sem sofrer nenhum dano em decorrência da queda.



Secretaria de Cultura e Turismo



João Batista Da Silva
8hs ás 13hs
(84) 3479 - 2312 [222]

Nenhum comentário:

Postar um comentário