domingo, 26 de agosto de 2012

AULA DE CAMPO EM CEARÁ MIRIM

A aula ocorreu dia 25.08.2012 com a ajuda do Guia Francisco mais conhecido na localidade como Barão de Ceará-Mirim.










AULA PRÁTICA DE ARTE PARA O 8° ANO - EEPLC

Sugestão de Atividade para o Dia 7 de Setembro
 
Mosaico de casca de ovo para o Dia 7 de SetembroO mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino. Na Itália ele foi muito utilizado nas construções religiosas, em paredes, teto e pisos de muitas igrejas. No Brasil, Portinari foi um artista que utilizou muito mosaico em suas obras.É muito difícil repetir as formas do mosaico, pois seus pedaços são todos diferentes, o que faz com que cada objeto feito em mosaico se torne único.
Como fazer:

  • Inicialmente, faça o desenho da bandeira do Brasil.
    Pegue casca de ovos (aproximadamente de 6 a 10, depende do tamanho dos pedaços que irá quebrar) e as lave antes de usar.
  • Separe tinta guache das cores verde, amarelo e azul. Eventualmente branca, se a casca for marrom, se for branca usamos com a cor natural.
  • Com um pincel ou até mesmo com o dedo pinte umas 2 a 4 cascas de verde, outras 2 a 4 de amarelo, 2 de azul e 1 de branco.
  • Após a casca estar pintada e seca, quebre-a em pedacinhos, separando as cores em diferentes potes (use um copo plástico de café descartável).
  • Passe cola branca na bandeira pouco a pouco e cole os pedacinhos, deixando o mínimo de espaços entre eles
Pronto, sua bandeira brasileira feita de mosaico de casca de ovos está pronta! Pesquisem também um pouco sobre a história do mosaico e sua repercussão na arte para postar aqui viu galerinha?!

AULA DE ARTES: 8º ANO DE PARABÉNS QUANTA CRIATIVIDADE!

O trabalho foi realizado no dia 24.08.2012.
Meus alunos queridos estão arrasando na disciplina.


 











Escola Estadual Professor Luis Carlos visita amostra sobre FOLCLORE na casa de cultura do Alto do Rodrigues

 
A turma do 6º ano visitou a amostra sobre folclore, assitiu palestra e pode fazer anotações e tirar duvidas.







terça-feira, 21 de agosto de 2012

ATENÇÃO ALUNOS DO 8º DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LUIS CARLOS


Segue as questões sobre o bullying, respondam no proprio blog ou me entreguem no dia 23.08.2012.


1- O que é bullying?
2- O que leva o autor do bullying a praticá-lo?
3- O espectador também participa do bullying?
4- Como identificar o alvo do bullying?
5- Quais são as consequências para o aluno que é alvo de bullying?
6- Existe diferença entre o bullying praticado por meninos e por meninas?
7- O que fazer em sala de aula quando se identifica um caso de bullying?

HISTÓRIA E CULTURA AFRICANAS E INDÍGENAS NAS ESCOLAS - PRATICA NA ESCOLA MUNICIPAL EXPEDICIONÁRIO ARLINDO MARTINS


No dia 13 de maio, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) lança um selo que será entregue aos municípios e estados que cumprirem a legislação e inserirem nos currículos escolares da educação básica o ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas. A data é simbólica, já que em 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea, que proibiu, ao menos na teoria, a escravidão no Brasil. O 13 de maio é também o Dia Nacional de Combate ao Racismo.

Atualmente, há leis que asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. A lei 10.639 foi sancionada em 2003 e institui o ensino da cultura e história afro-brasileiras e africanas e a lei 11.645 complementa a lei 10.639 ao acrescentar o ensino da cultura e história indígenas. Ambas alteram a lei 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.




Meus outros trabalhos - ESCOLA EXPEDICIONÁRIO ARLINDO MARTINS

MINHAS AULAS DE ARTE - ARTE RUPESTRE
 
Há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História.
Características principais da arte rupestre
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.). Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.





Meus alunos queridos do ARLINDO MARTINS.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CURIOSIDADE SOBRE NAPOLEÃO

NAPOLEÃO BONAPARTE

Nasceu a 15 de Agosto de 1769 na Córsega.
Era um homem baixo; media, apenas, 1,58 metros. Porém, era muito rigoroso, mesmo em relação às suas refeições que não duravam mais de 15 minutos. Só o domingo era excepção, porque tomava as refeições com a família.
Foi um grande estratega no campo de batalha, mas um jogador de xadrez medíocre. Quando começava a perder uma partida, recorria a lances ilegais para a virar. Mesmo assim, nunca era contestado pelos adversários que morriam de medo de serem castigados.

In http://guiadoscuriosos.ig.com.br/categorias/2519/1/napoleao_bonaparte.html




Projeto Eleições Cidadãs: Líder estudantil

Organização e implementação: Professora de História

Professora envolvida: Thais Patrícia de Sousa

Séries envolvidas: Ensino Fundamental II (7º e 8º matutino )

Justificativa

A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadão conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nosso país em uma “casa” boa de se viver. Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.

Objetivos:

- Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto;

- Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar, questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado melhor;
- Incentivar o aluno, desde já, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;

- Observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las;

- Estimular o exercício de cidadania quanto à realidade que vivemos e nossa responsabilidade enquanto agentes transformadores, tanto nas eleições, quanto no dia a dia da sociedade;



Metodologia

- Promover na escola eleição entre os alunos. Cada candidato deverá apresentar seu plano de governo, propostas de melhoria na escola e na comunidade;

- Comparar o país de ontem e de hoje: como era sua estrutura física? Como eram os costumes? E a convivência familiar? Quais eram os principais valores? O que mudou? Destacar pontos positivos e negativos. O que esperamos do país para o futuro?

- Pesquisas em livros, revistas, jornais, folhetos, fotos, internet.

- Entrevistas com pessoas mais antigas sobre como era o país no passado e o que acham da época atual (colher depoimentos);

- Das atividades sugeridas surgirá material para publicação no blog onde haverá também interação entre os participantes.

- Aula expositiva dialogada , pesquisa em revistas, jornais, panfletos dos candidatos, na TV e na internet.

- Trabalho em grupo onde cada um pesquisará vários setores da sociedade: educação, economia, saúde, segurança pública. Alguns grupos também investigarão a estrutura de poderes em que vive o Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como suas atribuições
- Depois da pesquisa publicaremos comentários acerca dos diversos setores e das propostas desses temas no blog

Avaliação:
Será feita durante todo o processo através da observação das atividades desenvolvidas, dos textos produzidos e dos comentários feitos no blog.

terça-feira, 14 de agosto de 2012