quinta-feira, 16 de agosto de 2012





Projeto Eleições Cidadãs: Líder estudantil

Organização e implementação: Professora de História

Professora envolvida: Thais Patrícia de Sousa

Séries envolvidas: Ensino Fundamental II (7º e 8º matutino )

Justificativa

A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadão conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nosso país em uma “casa” boa de se viver. Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.

Objetivos:

- Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto;

- Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar, questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado melhor;
- Incentivar o aluno, desde já, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;

- Observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las;

- Estimular o exercício de cidadania quanto à realidade que vivemos e nossa responsabilidade enquanto agentes transformadores, tanto nas eleições, quanto no dia a dia da sociedade;



Metodologia

- Promover na escola eleição entre os alunos. Cada candidato deverá apresentar seu plano de governo, propostas de melhoria na escola e na comunidade;

- Comparar o país de ontem e de hoje: como era sua estrutura física? Como eram os costumes? E a convivência familiar? Quais eram os principais valores? O que mudou? Destacar pontos positivos e negativos. O que esperamos do país para o futuro?

- Pesquisas em livros, revistas, jornais, folhetos, fotos, internet.

- Entrevistas com pessoas mais antigas sobre como era o país no passado e o que acham da época atual (colher depoimentos);

- Das atividades sugeridas surgirá material para publicação no blog onde haverá também interação entre os participantes.

- Aula expositiva dialogada , pesquisa em revistas, jornais, panfletos dos candidatos, na TV e na internet.

- Trabalho em grupo onde cada um pesquisará vários setores da sociedade: educação, economia, saúde, segurança pública. Alguns grupos também investigarão a estrutura de poderes em que vive o Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como suas atribuições
- Depois da pesquisa publicaremos comentários acerca dos diversos setores e das propostas desses temas no blog

Avaliação:
Será feita durante todo o processo através da observação das atividades desenvolvidas, dos textos produzidos e dos comentários feitos no blog.

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