Organização e
implementação: Professora de História
Professora envolvida:
Thais Patrícia de Sousa
Séries envolvidas: Ensino Fundamental
II (7º e 8º matutino )
Justificativa
A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadão conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nosso país em uma “casa” boa de se viver. Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.
Objetivos:
- Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto;
A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadão conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nosso país em uma “casa” boa de se viver. Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.
Objetivos:
- Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto;
- Proporcionar aos
alunos oportunidades para que possam pensar, questionar, criticar, dar opiniões
do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado
melhor;
- Incentivar o aluno, desde já, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;
- Incentivar o aluno, desde já, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;
- Observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se
realmente há possibilidade de cumpri-las;
- Estimular o exercício de cidadania quanto à realidade que vivemos e
nossa responsabilidade enquanto agentes transformadores, tanto nas eleições,
quanto no dia a dia da sociedade;
Metodologia
- Promover na escola eleição entre os alunos. Cada candidato deverá apresentar seu plano de governo, propostas de melhoria na escola e na comunidade;
- Promover na escola eleição entre os alunos. Cada candidato deverá apresentar seu plano de governo, propostas de melhoria na escola e na comunidade;
- Comparar o país de ontem e de hoje:
como era sua estrutura física? Como eram os costumes? E a convivência familiar?
Quais eram os principais valores? O que mudou? Destacar pontos positivos e
negativos. O que esperamos do país para o futuro?
- Pesquisas em livros, revistas, jornais,
folhetos, fotos, internet.
- Entrevistas com pessoas mais antigas
sobre como era o país no passado e o que acham da época atual (colher
depoimentos);
- Das atividades sugeridas surgirá
material para publicação no blog onde haverá também interação entre os
participantes.
- Aula expositiva dialogada , pesquisa
em revistas, jornais, panfletos dos candidatos, na TV e na internet.
- Trabalho em grupo onde cada um
pesquisará vários setores da sociedade: educação, economia, saúde, segurança
pública. Alguns grupos também investigarão a estrutura de poderes em que vive o
Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como suas atribuições
- Depois da pesquisa publicaremos comentários acerca dos diversos setores e das propostas desses temas no blog
- Depois da pesquisa publicaremos comentários acerca dos diversos setores e das propostas desses temas no blog
Avaliação:
Será feita durante todo o processo através da observação das atividades desenvolvidas, dos textos produzidos e dos comentários feitos no blog.
Será feita durante todo o processo através da observação das atividades desenvolvidas, dos textos produzidos e dos comentários feitos no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário